Por que fazer marketing de relacionamento com brindes para clientes?

Por que fazer marketing de relacionamento com brindes para clientes?

Os brindes para clientes são uma excelente forma de se aproximar dos consumidores. Essa é uma forma de se fazer marketing de relacionamento que apresenta diversas vantagens. Veremos a seguir algumas delas.

Brindes para clientes com fidelização

Uma das estratégias mais utilizadas ao oferecer brindes é para fidelização de clientes. Ao entregar um brinde para alguém que já é seu cliente, você estreita o relacionamento com ele. Dessa forma, as chances de ele continuar consumindo (ou adquirindo) seus produtos ou serviços se tornam muito maiores.

Disseminação da marca

Outra vantagem de se utilizar brindes personalizados é para que a sua marca seja disseminada para mais pessoas. Com eles, sua marca é exibida cada vez que seu cliente os utiliza em público. Assim, ela se torna mais conhecida, o que a longo prazo representa também um aumento de receita.

Associações de marca

Além disso, com os brindes personalizados, você pode reforçar ou criar novas associações à sua marca. Um brinde como um squeeze pode fazer com que os clientes associam a marca ao esporte, por exemplo. Enquanto isso, um brinde como uma ecobag pode criar uma associação à sustentabilidade. Essas associações são interessantes pois são formas de se diferenciar e se posicionar frente à concorrência. Assim, é importante que os brindes sejam escolhidos de forma estratégica e com base na realidade da sua marca. Ou seja, eles devem trazer associações que se relacionem à sua marca e tenham capacidade de enfrentar a concorrência.

Utilidade no dia a dia

Um brinde personalizado é interessante também para se mostrar útil no dia a dia do seu cliente. Ao escolher a utilidade como uma estratégia, porém, é preciso pensar no contexto do cliente. Caso seu cliente seja um estudante, por exemplo, um caderno ou moleskine podem ser propícios.

Além disso, é importante levar em conta não apenas o contexto do cliente, mas o momento de uso do produto.
Fazer com que o cliente utilize o brinde, em um mesmo momento em que usaria seus produtos, faz com que ele lembre de você na hora certa. Assim, as chances de ele de fato adquirir seus produtos aumentam consideravelmente.

Fixação da marca

Com o uso de brindes, há também a intenção de fixar a sua marca. Isso porque com eles, o consumidor irá visualizar a sua marca mais vezes. Dessa forma, as chances de ele lembrar dela quando precisar do seu produto serão maiores também.

Vantagem competitiva

Os brindes para clientes são proveitosos também para criar uma vantagem competitiva perante seus concorrentes. Com eles, você se diferencia das outras marcas do mesmo segmento que você. Afinal, se um cliente tiver de optar entre uma marca que oferece brindes e outra que não, a primeira provavelmente será a escolha dele, certo?

Valorização do cliente

Oferecer brindes fará com que seu cliente se sinta valorizado, pois estará recebendo uma forma de “presente” seu. Assim, o consumidor deve criar sentimentos positivos sobre a sua marca e, por consequência, ser também um cliente mais fiel à ela.

Associação à qualidade

Os brindes para clientes que têm alta qualidade podem fazer com que sua marca seja associada à essa característica. É importante, assim, que seus brindes sejam de materiais associados à qualidade. Mais do que isso, devem ainda ser de fato duráveis e apresentar boa aparência. Dessa forma, os clientes devem acreditar também que seus produtos são da mesma qualidade que seus brindes.

Preço acessível

O uso de brindes personalizados é uma estratégia de marketing muito mais barata do que inúmeras formas de publicidade. Mais do que disso, eles representam um excelente custo benefício, pois podem trazer grandes resultados para a sua empresa.

Identificação com a marca

Outro ponto muito importante a ser destacado é que brindes para clientes podem fazer com que eles se identifiquem com a sua marca. Para que isso ocorra de fato, é preciso que você crie o brinde pensando com que tipo de público você está falando. Ou seja, você deve conhecer seu público a fundo. Ao fazer isso, é possível encantar os seus clientes e levá-los a falar da sua marca para outras pessoas.

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